Categorias
Espiritualidade

As investigações da ciência

Não é condenável, sob o ponto de vista do bom-senso, sem quaisquer dogmatismos intransigentes, a dúvida que levou a Ciência da vossa época a se …

Não é condenável, sob o ponto de vista do bom-senso, sem quaisquer dogmatismos intransigentes, a dúvida que levou a Ciência da vossa época a se recolher nas realidades positivas; é claro que, segundo a opinião religiosa, o materialismo é pernicioso, debaixo de todas as modalidades em que se nos apresente, mas é necessário vos convencerdes de que em qualquer circunstância predomina sempre a lei do progresso.
O ateísmo reinante deriva dos abusos dogmáticos que a intransigência de alguns sistemas tem pretendido impor à consciência humana, livre em suas íntimas expansões.
Todavia, na certeza da evolução que se realiza, através de todos os óbices interpostos no seu caminho pela ignorância e pela má-fé, eis que, na atualidade, a própria dúvida serve de base ao monumento da fé raciocinada do futuro.

O resultado das investigações

Vê-se a Ciência no dever de investigar, de estudar, e, no seu afã incessante de saber, rolam por terra, ideias errôneas, mantidas até hoje como alicerces de todas as suas perquirições, como por exemplo, a da teoria da indivisibilidade atômica. Descobrindo centros imponderáveis de atração, como os eletrônicos componentes do átomo infinitesimal e os iônios, atinge a verdade, quanto às teorias da vibração, que preside, na base da matéria cósmica, a todos os movimentos da vida no Universo.
A ciência infatigável procura agora, a matéria-padrão, a força-origem simplificada, da qual crê emanarem todos os compostos, e é nesse estudo proveitoso que ela própria, afirmando-se ateia e descrente, caminha para o conhecimento de Deus.

Emmanuel, do livro homônimo, psicografado por Chico Xavier, em 16 de Setembro de 1937

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.