Antônio Bell

Era o caixa de uma casa bancária do Canadá e suicidou-se a 28 de fevereiro de 1865. Um dos nossos correspondentes, médico e farmacêutico residente na mesma cidade, deu-nos dele as informações que se seguem:
“Conheci-o, havia perto de 20 anos, como homem pacato e chefe de numerosa família. De certo tempo para cá imaginou ter comprado um tóxico na minha farmácia, do qual se serviu para envenenar alguém. Muitas vezes vinha suplicar-me para lhe dizer a época daquela compra, tomado então de alucinações terríveis. Perdia o sono, lamentava-se, batia no peito. A família vivia em constante ansiedade das 4 da tarde às 9 da manhã, momento em que se dirigia para a casa bancária onde, aliás, procedia com muita regularidade, aos seus serviços de escriturações, sem que jamais tivesse cometido um só erro. Habitualmente dizia sentir dentro de si um ente que o fazia desempenhar com acerto e ordem a sua contabilidade. Quando se dava por convencido da extravagância das suas ideias, exclamava: Não, não; quereis iludir-me… lembro-me… é verdade.”
A pedido desse amigo, foi ele evocado em Paris, a 17 de abril de 1865.
1.Evocação.
R. Que pretendeis de mim? Sujeitar-me a um interrogatório? É inútil, tudo confessarei.
2. Bem longe de nós o pensamento de vos afligir com perguntas indiscretas; desejamos saber apenas qual a vossa posição nesse mundo, bem como se vos poderemos ser úteis.
R. Ah! Se for possível, ser-vos-ei extremamente grato. Tenho horror ao meu crime e sou muito infeliz!
3. Temos a esperança de que as nossas preces atenuarão as vossas penas. Parece-nos que vos achais em boas condições, visto como o arrependimento já vos assedia o coração, o que constitui um começo de reabilitação. Deus, infinitamente misericordioso, sempre tem piedade do pecador arrependido. Orai conosco. (Faz-se a prece pelos suicidas, a qual se encontra em O Evangelho Segundo o Espiritismo).
Agora, tende a bondade de nos dizer de quais crimes vos reconheceis culpado. Essa confissão, humildemente feita, ser-vos-á favorável.
R. Deixai primeiro que vos agradeça por esta esperança que fizestes raiar no meu coração. Oh! Há já bastante tempo que vivia numa cidade banhada pelo Mediterrâneo. Amava, então, uma bela moça que me correspondia, mas, pelo fato de ser pobre, fui repelido pela família. A minha eleita participou-me que desposaria o filho de um negociante cujas transações se estendiam para além de dois mares e assim fui eu preterido. Louco de dor, resolvi acabar com a vida, não sem deixar de assassinar o detestado rival, saciando o meu desejo de vingança. Repugnando-me os meios violentos, horrorizava-me a perpetração do crime, porém, o meu ciúme a levou de vencida. Na véspera do casamento, morria o meu rival envenenado, pelo meio que me pareceu mais fácil. Eis como se explicam as reminiscências do passado… Sim, eu já reencarnei, e preciso é que reencarne ainda… Oh! Meu Deus, tende piedade das minhas lágrimas e da minha fraqueza!
4. Deploramos essa infelicidade que retardou vosso progresso e sinceramente vos lamentamos; dado, porém, que vos arrependais, Deus há de se compadecer de vós. Dizei-nos se chegastes a executar o vosso projeto de suicídio…
R. Não e confesso, para vergonha minha, que a esperança se me despontou novamente no coração, com o desejo de me aproveitar do crime já cometido. Traíam-me, porém, os remorsos e acabei por expiar, no último suplício, aquele meu desvario: fui enforcado.
5. Na vossa última encarnação tínheis a consciência do mal praticado na penúltima?
R. Nos últimos anos somente, e eis como se dava o fato: eu era bom por natureza e, depois de submetido, como todos os homicidas, ao tormento da visão perseverante da vítima, que me perseguia qual vivo remorso, dela me desvencilhei depois de muitos anos, pelo meu arrependimento e pelas minhas preces. Recomecei outra existência, a última que atravessei calmo e tímido. Tinha em mim como que vaga intuição da minha inata fraqueza, bem como da culpa anterior, cuja lembrança em estado latente conservara. Mas um Espírito obsessor e vingativo, que não era outro senão o pai da minha vítima, facilmente se apoderou de mim e fez reviver no meu coração, como em mágico espelho, as lembranças do passado. Simultaneamente influenciado por ele e pelo meu Guia, que me protegia, eu era o envenenador e ao mesmo tempo o pai de família angariando pelo trabalho o sustento dos filhos. Fascinado por esse demônio obsessor, deixei-me arrastar para o suicídio. Sou muito culpado realmente, porém menos do que se deliberasse por mim mesmo. Os suicidas da minha categoria, incapazes por sua fraqueza de resistir aos obsessores, são menos culpados e menos punidos do que aqueles que abandonam a vida por efeito exclusivo da própria vontade.
Orai comigo para que o Espírito que tão fatalmente me obsidiou renuncie à sua vingança e orai por mim para que adquira a energia, a força necessária para não ceder à prova do suicídio voluntário, prova a que serei submetido, dizem-me na próxima encarnação.

6. Ao Guia do médium: Um Espírito obsessor pode, realmente, levar o obsidiado ao suicídio?
R. Certamente, pois a obsessão que, por si mesma, já é um gênero de provação, pode revestir todas as formas. Mas isso não quer dizer isenção de culpa. O homem dispõe sempre do livre-arbítrio e consequentemente está em si o ceder ou resistir às sugestões a que o submetem. Assim é que, sucumbindo, o faz sempre com assentimento da própria vontade. Relativamente ao mais, o Espírito tem razão dizendo que a ação incitada por outrem é menos culposa e repreensível do que quando voluntariamente cometida. Contudo, nem por isso se inocenta de culpa, visto como, afastando-se do caminho reto, mostra que o bem ainda não estava vinculado no seu coração.
7. Como não obstante a prece e o arrependimento terem libertado esse Espírito da visão tormentosa da sua vítima, pode ele ser atingido pela vingança de um obsessor na última encarnação?
R. O arrependimento, bem o sabeis, é apenas a preliminar indispensável à reabilitação, mas não é o suficiente para libertar o culpado de todas as penas. Deus não se contenta com promessas, sendo preciso a prova por atos, do retorno ao bom caminho. Eis porque o Espírito é submetido a novas provações que o fortalecem, acrescendo-lhe um merecimento ainda maior quando delas sai triunfante. O Espírito só arrosta com a perseguição dos maus, dos obsessores, enquanto estes o não encontram bastante forte para resistir-lhes. Encontrando resistência, eles o abandonam convictos da inutilidade dos seus esforços.

Estes dois últimos exemplos mostram-nos a renovação da mesma prova em sucessivas encarnações e por tanto tempo quanto o da sua ineficácia. Antônio Bell mostra-nos enfim o fato muito instrutivo do homem perseguido pela lembrança de um crime cometido em anterior existência, como um remorso e um aviso. Vemos ainda por aí que todas as existências são solidárias entre si; que a justiça e bondade divinas se ostentam na faculdade ao homem conferida de progredir gradualmente, sem nunca privá-lo do resgate das faltas; que o culpado é punido pela própria falta, sendo esta punição, em vez de uma vingança de Deus, o meio empregado para fazê-lo progredir.

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