Categorias
Espiritualidade

Rendição

Tudo fizera para pagar o quinhentos mil cruzeiros…
Desesperava-se.
Tudo debalde…
O desejo de autoeliminação escaldava-lhe o crânio.
Sentia a necessidade de orar… Mas, como?
Abnegado amigo dispôs-se a conduzi-lo a determinado templo espírita, a fim de que pudesse recolher algum esclarecimento e consolo.

Categorias
Espiritualidade

O grito

– Uma boa palavra auxilia sempre. Às vezes, supomo-nos sozinhos e proferimos inconveniências. Desajudamos quando podíamos ajudar. É preciso aproveitar oportunidades.

Falar é um dom de Deus. Se abrirmos a boca para dizer algo, saibamos dizer o melhor.

Categorias
Espiritualidade

Tuas dificuldades

Imagina como seria difícil de suportar um educandário em que os alunos tão-somente soubessem chorar na hora do ensino. Reportamo-nos à imagem para considerar que sendo a Terra nossa escola multimilenária, urge receber-lhe as dificuldades por lições aceitando-lhe a utilidade e o objetivo.

Categorias
Espiritualidade

Nossa casa

A mente é a casa viva onde cada um de nós reside, segundo as nossas próprias concepções.
A imaginação é o arquiteto de nosso verdadeiro domicílio.
Se julgarmos que o ouro precisa erigir-se em material único, adequado à nossa construção, cedo sofremos a ventania destruidora ou enregelante da ambição e da inveja, do remorso e do tédio, que costuma envolver a fortuna, em seu castelo de imprevidência.

Categorias
Espiritualidade

Comparação

Quando tiveres de arrancar algum ESPINHO que o contato da terra te haverá imposto à epiderme da alma, reflete nas colheitas incessantes das flores de alegria que a vida te oferta.
Quando tiveres de arredar alguma PEDRA da estrada a percorrer, detém-te a contar os quilômetros de caminho seguro em que transitas.
Quando tiveres de sanar algum momento de TRISTEZA, medita nas horas de contentamento e esperança que te alimentam os dias.
Quando tiveres de perguntar porque teria DEUS criado as sombras da noite, pensa nos milhões de estrelas que as trevas te descortinam.
Quando tiveres de atravessar alguma DIFICULDADE, no mundo, soma as bênçãos que já possuís e sentirás o coração mergulhado no oceano sem fim da bondade de Deus.

Meimei, do livro Amizade, psicografado por Chico Xavier

Categorias
Espiritualidade

As parábolas e a sua interpretação

Na acepção geral do termo, parábola é uma narrativa que tem por objetivo transmitir verdades indispensáveis de serem compreendidas.
As Parábolas dos Evangelhos são alegorias que contêm preceitos de moral.
O emprego contínuo que, durante o seu ministério, Jesus fez das parábolas tinha por fim melhor esclarecer seus ensinos, mediante